A Rua XV de Novembro, começa no centro e vai em direção ao leste da cidade, por estar localizado em área de maior relevo, a região onde a rua acaba ficou conhecida como Alto da Rua XV.
Assim como grande maioria dos bairros de Curitiba, o Alto da XV era isolado, ocupado predominantemente por campos e pequenas chácaras. Começou a ganhar relevância e trafego com a inauguração do “Hospital de Isolamento Desinfectório Central de Curitiba”, em 1928. Um ano depois de sua abertura, foi renomeado “Hospital Oswaldo Cruz, mesmo nome até hoje.
Segundo dados do IPPUC, o território foi demarcado e oficializado em 1975, antes dividia áreas com o Cajuru e antigos bairros suprimidos como Marumbi e General Carneiro, nessa época a parte mais central da Rua XV foi transformada em “calçadão” (espaço exclusivo para pedestres) o primeiro do tipo no Brasil. O bairro também é cortado pelo trilho do trem Curitiba/Paranaguá.
A praça das Nações, localizada frente a Avenida Nossa Senhora da Luz, um marco referencial do Bairro é possível ver o pôr do sol com uma das melhores vistas do centro da cidade. O artista local Poty Lazarroto deixou sua marca na praça com um mural inaugurado no 303 aniversário de Curitiba, chamado “Painel da Sanepar”, que representa a história do saneamento em Curitiba, apropriadamente, fica ao lado do reservatório de água Cajuru (localizado na praça embora com nome de outro bairro).
Famoso morador do bairro é o lendário escritor Dalton Trevisan, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho ganhou o renomado prêmio Camões de literatura em 2012. Está com 97 anos, vive no Alto da XV desde a década de 80.
Entre comodidades disponíveis tem um Shopping na rua Camões, Supermercado na Rua XV, Creche/ Escola Infantil na rua Fernando Amaro e o Hospital XV com atendimento 24 horas, especializado em fraturas, na Rua XV de Novembro.
No bairro também se encontra o “Jardim Ambiental”, um projeto de urbanização executado pelo ex prefeito Jaime Lerner, famoso urbanista, sendo cortado por ciclovias, com áreas verdes, academias ao ar livre, quadras de esporte e pista de Skate. Ainda em relação ao Jardim Ambiental podemos mencionar a “Igreja do Evangelho Eterno Jardim Ambiental”, ela possui uma arquitetura icônica e inusitada, é conhecida como “Igreja do Balão” porque suas instalações se encontram debaixo de uma tenda.
O Alto da XV é um Bairro calmo, conta com boas opções de lazer e áreas verdes, o preço médio do metro quadrado é padrão da regional Matriz..
Texto: EQUIPE GP9 Foto: Flávio Antonio Ortolan
Comments