Quando é preciso fazer a limpeza da caixa d’água! No mínimo duas vezes por ano, em um espaço médio de 6 meses entre as duas limpezas anuais.
A limpeza de caixa d’água é fundamental para garantir a qualidade de vida de várias pessoas. A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, possui normas específicas para a limpeza desses reservatórios.
Uma das muitas normas impostas pela ANVISA está a Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Essa norma traz uma série de procedimentos que devem ser utilizados no controle da qualidade da água e na vigilância dessa qualidade. Um dos procedimentos necessários para tornar a água potável e própria para consumo é através da limpeza de caixa d’água.
Diferentes doenças podem ser transmitidas através de um caixa de água suja, pode até parecer que a limpeza de caixa d’água não é tão crítica, mas com ela, você evita doenças como:
Hepatite A
Leptospirose
Gastroenterites infecciosas
Esquistossomose
COMO FAZER A LIMPEZA?
Quem contrata empresas para realizar esse serviço precisam prestar atenção! A empresa contratada deve fornecer um laudo de qualidade da água. Esse laudo garante que os procedimentos necessários estão sendo feitos e que a água é, de fato, segura para as pessoas que a consomem. Sempre exija o teste e também o laudo da empresa escolhida. Esse laudo é para a segurança dos usuários do abastecimento local e também para proteger você! Vale lembrar que em casos de doenças causadas por problemas com a qualidade da água podem ser responsabilizadas, inclusive criminalmente, a administração predial, o proprietário e os inquilinos no caso de estabelecimento comercial.
LIMPEZA:
Para começar, orienta a técnica, é necessário providenciar baldes, panos limpos, escovas de nylon, pá plástica, luvas, escada e água sanitária. Para o caso das caixas maiores, em que é necessário a pessoa entrar para fazer a lavagem, também é preciso um par de botas de borracha exclusivas para a atividade, a fim de impedir que outras impurezas sejam levadas para o interior da caixa. As luvas são sempre necessárias.
Feito isso, é hora de fechar o registro – da caixa ou, se não houver, do imóvel – e vedar a caixa para que a sujeira a ser removida não entre no encanamento. A seguir, procede-se o esvaziamento do reservatório até a altura de um palmo. Essa quantidade de líquido é necessária à limpeza.
Para não haver desperdício, aconselha a coordenadora de Saúde Ambiental, é aconselhável programar a limpeza. “Assim a água é usada para as atividades normais do imóvel até o momento da limpeza. Mas se isso não for possível, a água deve ser usada para lavar calçadas, carros e regar plantas”, completa.
Cuidados - Na limpeza das paredes e do fundo da caixa devem ser usadas apenas escovas – e nunca sabões, detergentes e outros produtos que possam deixar resíduos e misturar-se à água de beber. A água suja resultante do processo deve ser retirada com o auxílio de panos, baldes e pá.
É hora de abrir o registro novamente e encher a caixa com uma mistura de água sanitária a 2,5%. Isso significa que, para cada mil litros de água, é necessário 1 litro de água sanitária. Essa mistura deve permanecer reagindo por meia hora, período durante o qual a caixa está sendo desinfetada pela ação do cloro. Enquanto isso, sugere Lúcia, observe se a tampa da caixa – que será recolocada - não apresenta rachaduras ou qualquer irregularidade que indique necessidade de substituição.
Depois desse prazo, abre-se a saída da caixa e deixa-se a água escorrer totalmente, promovendo também a limpeza dos canos. Um detalhe importante: essa mistura de água com água sanitária que sai pelas torneiras somente poderá ser usada para a lavagem de calçadas e pisos.
O passo seguinte é abrir o registro de entrada da caixa e enchê-la novamente, agora com água própria para consumo humano. Mesmo assim, antes de beber, é aconselhável deixá-la escorrer por 10 minutos para que o gosto de água sanitária se dissipe.
Fontes: ANVISA - PREFEITURA DE CURITIBA
Pesquisa: EQUIPE GP9 IMÓVEIS - GESTÃO DE QUALIDADE.
Comments