Intenção de Compra por Geração:
Geração Z (21 a 27 anos): 51% têm intenção de comprar um imóvel.
Geração Y (28 a 43 anos): 49% têm intenção.
Baby Boomers (60 a 78 anos): 43% têm intenção.
Geração X (44 a 59 anos): 61% afirmam que não pretendem comprar nos próximos 2 anos.
Intenção de Compra por Região:
Sudeste: 54% dos moradores têm intenção de compra, acima da média nacional de 46%.
Sul: 41% têm intenção de compra, a menor entre as regiões.
Motivos Principais para Compra:
Não pagar mais aluguel: 27% dos respondentes.
Trocar por uma residência maior: 20%.
Transição de Vida: Motivo agregado para 51% dos respondentes.
Intenção de Compra por Renda:
Acima de R$ 15 mil: 52% têm intenção de comprar.
Entre R$ 5 mil e R$ 10 mil: Menor intenção, com 42%.
Tipo de Imóvel Desejado:
Casa em rua: Preferida por rendas menores e maiores.
Apartamento: Preferido por rendas entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.
Intenção de Compra
46% dos entrevistados, afirmam que tem intenção de comprar um imóvel nos próximos 24meses.
Este percentual é 2 pontos percentuais menor do que o identificado em Junho de 2024 e 7 pontos percentuais maior do que o identificado em agosto de 2023.
14% dos brasileiros começaram a buscar o novo imóvel desejado, de maneira online (8%) e presencial (6%).
Entre aqueles que apresentam intenção de compra, 22% afirmam que devem concretizar a compra em até, no máximo, 1 ano.
Metodologia da pesquisa Brain: 1.308 entrevistas
Faixa etária: entre 21 e 70 anos
Renda: acima de R$ 2.500,00
Amostragem realizada de maneira proporcional às regiões do Brasil com seleção aleatória de participantes
Data de realização: Setembro | 2024
Pesquisa: EQUIPE GP9 Fonte: Brain Inteligência de Mercado BRAIN | Inteligência estratégica: https://brain.srv.br/
Comments