top of page

Pesquisa de intenção de compra 3º trimestre de 2024

Intenção de Compra por Geração:

Geração Z (21 a 27 anos): 51% têm intenção de comprar um imóvel.

Geração Y (28 a 43 anos): 49% têm intenção.

Baby Boomers (60 a 78 anos): 43% têm intenção.

Geração X (44 a 59 anos): 61% afirmam que não pretendem comprar nos próximos 2 anos.


Intenção de Compra por Região:

Sudeste: 54% dos moradores têm intenção de compra, acima da média nacional de 46%.

Sul: 41% têm intenção de compra, a menor entre as regiões.


Motivos Principais para Compra:

Não pagar mais aluguel: 27% dos respondentes.

Trocar por uma residência maior: 20%.

Transição de Vida: Motivo agregado para 51% dos respondentes.


Intenção de Compra por Renda:

Acima de R$ 15 mil: 52% têm intenção de comprar.

Entre R$ 5 mil e R$ 10 mil: Menor intenção, com 42%.


Tipo de Imóvel Desejado:

Casa em rua: Preferida por rendas menores e maiores.

Apartamento: Preferido por rendas entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.


Intenção de Compra

46% dos entrevistados, afirmam que tem intenção de comprar um imóvel nos próximos 24meses.

Este percentual é 2 pontos percentuais menor do que o identificado em Junho de 2024 e 7 pontos percentuais maior do que o identificado em agosto de 2023.

14% dos brasileiros começaram a buscar o novo imóvel desejado, de maneira online (8%) e presencial (6%).

Entre aqueles que apresentam intenção de compra, 22% afirmam que devem concretizar a compra em até, no máximo, 1 ano.


Metodologia da pesquisa Brain: 1.308 entrevistas

Faixa etária: entre 21 e 70 anos

Renda: acima de R$ 2.500,00

Amostragem realizada de maneira proporcional às regiões do Brasil com seleção aleatória de participantes

Data de realização: Setembro | 2024



Pesquisa: EQUIPE GP9 Fonte: Brain Inteligência de Mercado BRAIN | Inteligência estratégica: https://brain.srv.br/



Comments


bottom of page