top of page

Um pouco mais sobre o Cabral

A região do Cabral só foi efetivamente demarcada em meados do século XIX, antes disso suas fronteiras eram indefinidas, áreas de bairros vizinhos faziam parte dele e vice-versa.


A Casa da Mulher Brasileira é reconhecida internacionalmente como uma instituição de qualidade, respeitada pela salvaguarda que traz para pessoas em situação de violência doméstica. Com instalações para abrigo, cuidados e formação, ajuda a gerir renda e autossuficiência, atende 24 horas por dia. Nela também estão localizados órgãos como: A Delegacia da Mulher, Juizado de Violência Doméstica Familiar, Defensoria Pública e a Patrulha Maria da Penha. Foi criada após apelos de Maria da Penha a corte internacional de direitos humanos, um marco do progresso legislativo Brasileiro.


No Cabral se encontra a Associação Paranaense de Reabilitação (APR), uma ONG com o intuito de ajudar pessoas com necessidades especiais a se ajustarem ao mercado de trabalho, bem como, estudantes a obter formação.

O prédio do EMATER, “Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural” fica na rua da Bandeira. Sua fachada é diferente, foi projetada pelo escritório de arquitetura, Luiz Forte Netto, o conceito da planta se dá no fato da parte angular estar virada a periferia e a parte mais vertical para o centro da cidade.

A sede do IPUCC, “Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba”. É ele responsável pela coleta e processamento de dados sobre a cidade, mapas, gráficos e projeções estão disponíveis em seu banco de dados online.


O antigo presidio do Ahú, localizado no Cabral, foi inaugurado em 1905, a primeira prisão da cidade. Fechado em 2006 devido a problemas relacionados a superlotação e altos custos de manutenção. Em 2018, o prédio foi reformado, hoje é o local do juizado especial e fórum criminal da cidade. Fica ao lado da Justiça federal, onde aconteceram fatos recentes importantes da história política Brasileira.

Sobre cultura é interessante mencionar o TELAB (Laboratory Theather of FAP), um palco de ensaio e apresentação dos alunos do curso de belas artes, peças são apresentadas lá com frequência e costumam ser abertas ao público e gratuitas, vale checar o Instagram da UNESPAR para ficar de olho nas futuras apresentações”

Também possui bons restaurantes e um hipermercado localizado na zona norte que abastece o bairro.


Texto: EQUIPE GP9

Foto : Cesar Brustolini



Comments


bottom of page